segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

EMPRESAS MULTINACIONAIS: ESTRUTURA ECONÔMICA E ATUAÇÃO NA ECONOMIA MUNDIAL E BRASILEIRA



R E S U M O

  
LEITE, Érico Lins. Empresas Multinacionais: estrutura econômica e atuação na economia mundial e brasileira. Rio de Janeiro: PUC-RJ/Departamento de Engenharia Industrial, 1976. Dissertação de Mestrado em Engenharia Industrial. xiv, 197 p., 1 v.


 
Voltando-se a atenção para o poder concentrado nas mãos das empresas multinacionais, a utilização efetiva ou possível desse poder, a sua capacidade para mudar estruturas e valores de demanda, para influir na vida dos povos e nas políticas governamentais, surgirá, inevitavelmente, a pergunta sobre o que fazer a respeito.

 
Considerando-se, ainda, que o valor agregado da produção de todas as empresas multinacionais é a quinta parte do Produto Nacional Bruto mundial, que as vendas de suas subsidiárias superam o total das exportações de todas as economias de mercado e que essas vendas crescem em proporção superior à economia das próprias nações, surgirá, novamente, a pergunta sobre o que fazer a respeito.

 
O presente trabalho propõe-se a analisar a estrutura econômica dessas empresas, ou seja, as suas formas de penetração nos mercados, o seu desenvolvimento tecnológico e gerencial, os fatores que contribuem para sua decisão de investir, os meios de obtenção e tipos de financiamento, o seu conceito de maximização de lucro, as remessas de lucros e dividendos e, as suas influências inflacionárias nas economias desenvolvidas e em desenvolvimento.

 
Propõe-se, ainda, a analisar o desenvolvimento e a participação dessas empresas na economia mundial e as suas consequências.

 
Finalizando, é abordada a atuação das multinacionais na economia brasileira, através de uma análise retrospectiva, e são pesquisadas as suas influências nos setores externo e interno, verificando-se até que limite essas empresas atuam sobre o balanço de pagamentos e sobre a conjuntura econômica interna; procurando, dessa forma, mostrar as suas consequências e encontrar os meios disponíveis de anulação dos efeitos negativos e absorção dos benefícios dessas empresas, para o desenvolvimento da economia nacional.

 
Érico Lins Leite
Rio de Janeiro, RJ
Abril de 1976
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário