segunda-feira, 27 de junho de 2011

ESTUDO - Cap. 6: POLÍTICAS DE DEMANDA AGREGADA - POLÍTICA MONETÁRIA (nº 2)

Foi-me perguntado: "Quando o governo deposita junto às Autoridades Monetárias sua arrecadação de impostos, a base monetária se reduz?" 
Respondo: SIM. De fato, os pagamentos de tributos federais efetuados pelo público no sistema bancário são imediatamente transferidos pelos bancos comerciais ao Banco Central, para crédito na conta do Tesouro Nacional. Portanto, no passivo do balancete do BACEN, há redução da Base Monetária e aumento dos Recursos Não Monetários.
É preciso atentar para o fato que o Tesouro Nacional é obrigado a manter seus recursos em depósito junto ao BACEN, diferentemente dos Tesouros Estaduais e Municpais que podem mantê-los nos bancos comerciais.

3 comentários:

  1. érico atualiza o blog pelo bem da nação. seus alunos querem acompanhar a matéria pelo blog.

    ResponderExcluir
  2. Professor, você havia me dito que o COPOM reduziu a taxa de juros SELIC pois acreditava que a inflação estava controlada. Mas vi nos jornais que a inflação acelerou em setembro e que já supera a meta anual.
    Como o senhor explica essa aceleração em setembro? A redução da taxa de juros SELIC está relacionada?

    ResponderExcluir
  3. Segundo consta nas Atas do COPOM, as duas reduções consecutivas da Taxa SELIC (12,0%, em setembro, e 11,5%, agora, em outubro)se deram em razão de uma trajetória de queda na inflação medida pelo IPCA cheio e, sobretudo, pelo IPCA 15 (meio de um mês em relação ao meio do mês anterior). Nada obstante, eu entendo que, embora não declarada pelo Banco Central, a redução da SELIC sugere um alinhamento do BACEN com o objetivo do Governo de priorizar algum crescimento do PIB, em 2011 e, também, em 2012(eu acredito em algo em torno de 3,5%, em 2011) e aceitar inflação no teto da meta para 2011 e 2012(6,5%) com convergência para o centro da meta (4,5%) apenas em 2013.

    ResponderExcluir